Thoughts about storytelling, tourism, technology, ...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Turismo e Storytelling

A mais-valia do storytelling aplicado ao Turismo está mudança na forma de comunicar o produto e também nos meios de comunicação utilizados. É cada vez mais usual o turista utilizar as ferramentas disponíveis em rede – Web 2.0 – para o ajudar na procura, decisão e mesmo efectivação das reservas das suas férias. A procura não se limita a portais de vendas (de hotéis, agências de viagens, companhias aéreas, etc.) expande-se a páginas de utilizadores anónimos que contam a sua experiência na primeira pessoas.


A nova mensagem deve ser apelativa, persuasiva e deve ser completa. Deve fornecer ao seu interlocutor um discurso com princípio, meio e fim e deve providenciar resposta imediata às dúvidas do turista. É de salientar que mais eficaz do que uma mensagem de propaganda realizada pelo promotor turístico é a partilha de experiências entre clientes satisfeitos e que contam na primeira pessoa as suas opiniões. Esta partilha de experiências é cada vez mais fácil, e acessível a todos através das redes sociais - sejam elas públicas ou privadas – como por exemplo o Facebook, o Flickr, o LinkedIn, o MySpace, o Twitter, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário